A UEZO promoveu a quarta edição do Encontro de Celíacos na última sexta-feira (06/06). Na ocasião, os participantes fizeram pães, bolos e tortas sem usar glúten. Seguir uma dieta sem a proteína é a única forma de tratar a doença celíaca, que aflige cerca de dois milhões de brasileiros. A patologia auto-imune é desencadeada pela ingestão do glúten, presente em alimentos como trigo, aveia, cevada, e centeio.
Estiveram presentes na oficina culinária a presidente da surcursal fluminense da Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra), Miriam Francisca, e a vice-presidente do grupo, Esther Benatti, que conduziu a preparação das receitas e apresentou o projeto aos participantes.
- O sonho desse projeto da UEZO é ir muito mais longe. Ele ainda está se estabelecendo, com reuniões a cada dois meses, e está aos poucos encontrando os celíacos da região. A ideia é continuar assim até consolidar a missão do projeto, explicou Esther Benatti.
Com o objetivo de orientar os celíacos da comunidade, a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), em parceria com a Acelbra, tem promovido palestras e oficinas culinárias gratuitas, voltadas principalmente para os pacientes e seus responsáveis. O projeto é coordenado pela professora da Unidade Universitária de Farmácia e Tecnologia em Produção de Fármacos, a nutricionista Sabrina Dias.
As reuniões são gratuitas. A próxima está marcada para o dia 15 de agosto e terá uma palestra com o tema “As alergias alimentares no ambiente escolar”.
Informações no e-mail: celiaconauezo@gmail.com ou pelo telefone (21) 2333-6990.
A UEZO é uma instituição do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, localizada na avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, em Campo Grande.
Galeria de Fotos:
|